Saltar os Menus

Notícias

11 de Julho de 2013

Inauguração do Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez

Decorreu hoje, 11 de julho de 2013, a cerimónia de inauguração do edifício do Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez. Contou com a presença dos presidentes de vários Municípios do Alto Minho e demais entidades e outras autoridades locais. Entre estas, destaca-se o Professor Doutor José Fernandes da Silva (José Terra), a quem o novo Arquivo ficou a dever o seu nome.

O imóvel, construído no início do século XX, foi objeto de uma profunda remodelação da autoria do Arqº Luís Coutinho Ramos, para poder vir a dispor dos espaços e equipamentos mais adequados ao serviço de arquivo que já integrava a Rede de Arquivos Municipais do Alto Minho.

Situado em pleno centro histórico, a dois passos da Câmara Municipal, está preparado para a consulta de documentos em suporte papel, com boas áreas de depósito, duas salas de leitura, gabinetes técnicos, uma sala de higienização e outra para a conservação e restauro de documentos, além de um amplo gabinete apetrechado com duas máquinas de digitalização.

Ficam, agora, os munícipes da vila dos Arcos de Valdevez a usufruir de mais equipamento cultural, exclusivamente vocacionado para o serviço de arquivo, à frente do qual se encontra há mais de 6 anos a técnica superior, Dra. Salomé Eiras.

Esta notícia foi publicada em 11 de Julho de 2013 e foi arquivada em: Geral.