Saltar os Menus

Leitura e Referência

O Arquivo está aberto ao público em geral, cidadãos nacionais e estrangeiros, portadores de bilhete de identidade ou passaporte.

O acesso à consulta e reprodução de documentos faz-se mediante o preenchimento de impresso próprio, ainda que se trate da requisição de uma certidão ou cópia não certificada. Estes documentos são, por regra, de entrega imediata.

Os serviços de atendimento do público e salas de leitura estão localizados no 1º andar do edifício.

Aí cabe aos colaboradores do Arquivo indicar aos clientes a melhor forma de acederem à informação que pretendem, de acordo com as solicitações.

Uma destas salas de leitura, com uma capacidade máxima de 10 lugares, está preparada para a consulta da documentação em suporte tradicional, podendo as pessoas contar sempre com o apoio e a orientação do pessoal técnico de serviço.

Para a documentação microfilmada, está à disposição do público uma segunda sala de leitura – a de suportes especiais – dotada de duas máquinas: um leitor simples de microfilme e um leitor-reprodutor, que permite a obtenção de cópias de documentos consultados.

A frequência das salas de leitura implica obrigatoriamente o conhecimento prévio do REGULAMENTO PARA MANUSEAMENTO DAS ESPÉCIES NA SALA DE LEITURA> em vigor.

Última Actualização: 20 de Junho de 2016