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Certidões

O Arquivo Distrital de Viana do Castelo tem competências para certificar por cópia simples e/ou autenticada dos documentos à sua guarda. Os tipos de certidões mais frequentemente solicitados são:

 

As certidões devem ser solicitadas ao Arquivo Distrital através da utilização da Consulta Real em Ambiente Virtual (CRAV).

 

O CRAV (https://crav.arquivos.pt/) funciona como balcão eletrónico. Para submeter qualquer pedido a partir do CRAV será necessário estar registado previamente no sistema. O registo, além de obrigatório, é gratuito e pode ser efetuado através do seguinte link.

Se quiser deslocar-se ao Arquivo Distrital, dirija-se ao balcão de atendimento, no 1º piso, para pedir a certidão pretendida. Para o efeito, venha munido com o máximo de informação possível, de modo a facilitar o acesso ao registo pretendido. Mesmo nestes casos, os pedidos terão sempre de ser submetidos através do balcão eletrónico, podendo obter localmente ajuda para o efeito.

Atenção que em qualquer dos casos a certidão só ficará disponível após a liquidação do respetivo pagamento (cf. Tarifário). Para envio por correio, indique a sua morada.

 

Dispensa de cobrança de emolumentos

Não se prevê no Regulamento de Reprodução de Documentos em vigor, bem como no Despacho nº I-2022-000746  de 24/02/2022, que veio clarificar a prática de procedimentos relativos à isenção de emolumentos, qualquer dispensa de cobrança de emolumentos ali previstos, nomeadamente para serviços ou órgãos da administração pública.

 

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Última Actualização: 8 de Setembro de 2022