Saltar os Menus

Pesquisas

O Arquivo Distrital oferece ao público um serviço de pesquisas, desde que estas lhe sejam requeridas através do Balcão eletrónico de Consulta Real em Ambiente Virtual (CRAV). A concretização dos pedidos está, porém, condicionada ao tempo disponível para o efeito e sujeita à tabela de preços atualmente em vigor na DGLAB.

Nesta conformidade, se o tempo despendido com a pesquisa não exceder os 30 minutos, o serviço é gratuito. O Arquivo cobrará pela primeira hora de buscas 20 euros, passando o requisitante a pagar 25 euros a mais por cada hora ou fração de hora seguintes, independentemente de ser ou não encontrado o registo pretendido.

É, por isso, imprescindível que seja facultado desde logo o maior número de elementos possível, a fim de agilizar a pesquisa, tornando-a menos dispendiosa. Em anexo, poderá encontrar uma Tabela onde constam os dados fundamentais para a localização de documentos paroquiais, notariais e judiciais.

Se pretende iniciar o estudo da sua família e precisa de dicas para o fazer, pode consultar o trabalho História da Família , elaborado em 2008 por uma estagiária do ADVCT, Susana Barros. Deverá, no entanto, ter em atenção que os endereços eletrónicos nele disponibilizados se encontram desatualizados.

__

NOTA: Quando os livros têm representação digital, ou seja, quando estão disponíveis para consulta online sem custos, a pesquisa deverá ser realizada pelos clientes através da nossa plataforma https://digitarq.advct.arquivos.pt

Última Actualização: 14 de Dezembro de 2023