Saltar os Menus

Notícias

7 de Abril de 2022

142 anos do nascimento de Germano José Amorim

Nascido a 7 de abril de 1880, na freguesia de Mazedo, concelho de Monção, Germano José Amorim foi um reconhecido jurista, jornalista e político alto-minhoto.
Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1909, estabeleceu-se na vila de Arcos de Valdevez como Notário no Cartório Notarial desse concelho. Ao longo dos anos exerceria, ainda, a advocacia e o jornalismo.
Republicano, membro do Partido Democrático, na sua vida pública desempenhou, entre outros cargos, a função de Administrador do Concelho, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Deputado da Nação, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, tendo sido, ainda, diretor dos jornais O Avante: pela Pátria e pela República, Alvorada do Vez, O Vez: órgão do Centro Republicano Democrático Arcoense, A Trombeta: semanário republicano e A Voz do Minho.
Germano Amorim faleceu a 12 de Janeiro de 1971.
Na imagem encontram o seu assento de nascimento com os averbamentos do casamento e do falecimento no livro de Assentos Batismos ( 1877-01-09 a 1883-12-23) da Paróquia de Mazedo (São Salvador) – [CÓDIGO DE REFERÊNCIA – PT/ADVCT/PRQ/PMNC14/001/00010 – https://digitarq.advct.arquivos.pt]
Esta notícia foi publicada em 7 de Abril de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.