Saltar os Menus

Notícias

5 de Maio de 2022

𝗔𝗿𝗾𝘂𝗶𝘃𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲𝗻𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗿𝗮́ 𝗮 𝗰𝗵𝗮𝗺𝗮𝗿-𝘀𝗲 𝗔𝗹𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝘀𝘁𝗿𝗼

 

O Arquivo Municipal de Valença foi o primeiro a ser criado no Alto Minho ao abrigo da política de cooperação entre o Arquivo Distrital de Viana do Castelo e as câmaras municipais. Por proposta do então presidente, Major Alberto Pereira de Castro, foi deliberado, em sessão camarária de 29 de Abril de 1997, criar o Arquivo Municipal de Valença.
Passaram 25 anos e como primeiro ato oficial da evocação dessa efeméride, o Arquivo Municipal de Valença passará a designar-se Alberto Pereira de Castro. A cerimónia decorrerá sábado, 7 de maio, pelas 15h00.

 

Nascido em Melgaço a 16 de Agosto de 1940, Alberto Magno Pereira de Castro foi Major da Guarda Nacional Republicana, Presidente da Câmara Municipal de Valença, historiador e referência cultural do concelho valenciano, tendo publicado uma vasta obra de investigação quer em livro quer em diversos órgãos de comunicação social regional, foi, ainda, Presidente da Associação de Valença do Minho dos Amigos do Caminho Português de Santiago e membro diretivo de várias instituições e associações.

 

#RededeArquivosMunicipaisdoAltoMinho

Esta notícia foi publicada em 5 de Maio de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.