Saltar os Menus

Notícias

22 de Setembro de 2023

Jornadas Europeias do Património 2023 | Património Vivo | Arquivo, um local de património vivo?

Foi da pergunta será o “Arquivo, um local de património vivo” que partimos para a nossa participação nas Jornadas Europeias do Património. Muitos terão a visão dos Arquivos como um espaço de “arrumo” de documentos. Alguns desses até terão uma ideia que esses “documentos” serão importantes para a abstrata entidade de “comunidade”, mas sem saberem “por que é que o são”.

A verdade é que todos os dias o Arquivo Distrital de Viana do Castelo (ADVCT) responde a solicitações, que nos chegam pela nosso balcão digital – CRAV, onde vários tipos de clientes nos pedem certidões, reproduções ou consultas de documentos, alguns já com séculos de existência.

Esses pedidos, na sua maioria, servem para dar respostas a exigências atuais. O Arquivo, embora seja um espaço de guarda de documentos, é muito mais do que um “deposito”, é um espaço de guarda de património que, apesar da sua maior ou menor idade, é útil na atualidade. É por isso que se pode afirmar, sem qualquer dúvida, que o Arquivo é um local onde o património se mantém vivo!

No sentido de se mostrar como local vivo, o ADVCT recebe, no dia 22 de setembro, a visita de grupos de alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esta notícia foi publicada em 22 de Setembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral, Mostra documental.