Saltar os Menus

Notícias

8 de Dezembro de 2023

8 de dezembro

No dia 8 de dezembro de 1854 foi proclamado, pelo Papa Pio IX, através da bula “Ineffabilis Deus”, o dogma da Imaculada Conceição que declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original. É uma data e temática com profundo significado para a Igreja Católica.

Já em 25 de março de 1646, o rei de Portugal D. João IV, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal, declara-a padroeira e rainha de Portugal. (Sobre Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal em documentos da Torre do Tombo consulte: https://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2022/03/Nossa-Senhora-da-Conceicao-Padroeira-de-Portugal-doc-final-3.pdf )

Durante muito tempo o Dia da Mãe foi comemorado no dia 8 de dezembro, atualmente, em Portugal, é comemorado no primeiro domingo do mês de maio.

[Imagem representativa de Nossa Senhora da Misericórdia que consta no “Livro de toda a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia desde a sua fundação. Reformado no ano de 1700” (SCM de Viana do Castelo) – Cota: 3.24.4.23]

Esta notícia foi publicada em 8 de Dezembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.