Saltar os Menus

Notícias

4 de Janeiro de 2024

297 anos de Manuel Gomes de Lima Bezerra

Passam hoje 297 anos desde que o ilustre médico limiano Manuel Lima Bezerra nasceu. O seu nome faz parte da toponímia de Viana do Castelo e de Ponte de Lima. Se em Ponte de Lima o seu nome está associado à rua onde nasceu, em Viana do Castelo está junto à urbanização Capitães de Abril.
Médico e cientista de referência; Académico; Escritor; Autor da obra “Os Estrangeiros no Lima” e, como tal, um dos percursores das monografias regionalistas em Portugal – nascido na Além da Ponte, paróquia de Santa Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, a 4 de Janeiro de 1727, faleceu na sua Quinta do Outeiro, em Fornelos, Ponte de Lima, a 6 de Março de 1806, estando sepultado na capela de Nossa Senhora da Luz, na vila de Arcozelo.
Manuel Lima Bezerra, filho de João Gomes de Lima e Rosa da Silva Bezerra, filha natural de Manuel Gomes de Mesquita, senhor da Torre de São Gil de Perre (Concelho de Viana do Castelo), foi um verdadeiro Homem do Século das Luzes, um erudito a quem nenhuma área do saber referente ao homem e à sociedade era indiferente, um intelectual de saberes e aplicações científicas especializadas, com particular realce na cirurgia e medicina, que se entregou a uma intensa atividade de associativismo, intercâmbio, renovação e divulgação científica.
Destacou-se ainda como sócio e correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa e de diferentes sociedades científicas estrangeiras. Por Portaria de 20 de Março de 1797 foi nomeado Médico de Número da Casa Real e, passados sete anos, foi agraciado com o simples Hábito de Cristo.
Como escreveu, em 1932, Cândido da Cruz no I volume do Anuário do Distrito de Viana do Castelo (p. 60), “Manuel Gomes de Lima Bezerra, é uma das figuras da Ribeira-Lima que mais se destacaram no século XVIII e bem merecedora de ser lembrada com estima, pelos seus conterrâneos.”.
Nas imagens seguintes encontram o seu Assento de Batismo, de 12 de Janeiro de 1727.
[ CÓDIGO DE REFERÊNCIA – PT/ADVCT/PRQ/PPTL04/001/00004 – https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1070585 ]
Esta notícia foi publicada em 4 de Janeiro de 2024 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.