Saltar os Menus

Notícias

16 de Junho de 2025

Resumo da Mostra Documental «Fragmentos de cartas perdidas do século XVI e XVII encontrados no ADVCT» – 1ª Festa dos Arquivos – Patente ao público do dia 9 ao dia 13 de junho de 2025

Os fragmentos de cartas expostos foram descobertos, em 1988, pelo então diretor do arquivo Distrital de Viana do Castelo, Dr. Manuel Gonçalves Vale, aquando do tratamento técnico do fundo do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, que, naquela altura, iniciava a sua atividade.

Segundo o Doutor Alfredo Pinheiro Marques, que referenciou esta descoberta em vários artigos científicos, o primeiro fragmento que encontra a seguir, descoberto como capa de um Livro de Notas (1607/1608) do tabelião Manuel Paris, de Viana do Castelo, será dos finais do século XVI, princípios do século XVII, representa o Atlântico Sul entre o Brasil e Angola. Já o segundo fragmento, também ele descoberto como capa do Livro de Notas (1708/1710) do tabelião Manuel Pires Alves, de Ponte de Lima, segundo Pinheiro Marques, foi identificado pelo Professor Doutor Gunter Schilder da Universidade de Utrecht, como sendo um fragmento de uma carta da Europa do século XVII gravada em Amesterdão por Jacob Aertsz. Colom.

 

Bibliografia

MarquesAlfredo Pinheiro, “Portolan Fragments Found in Portugal”. Map Collector: 65, 1993: 42-44

Marques, Alfredo Pinheiro, Alguns fragmentos de mapas encontrados em Viana do Castelo e outras novidades do ano de 1988 para a história da cartografia”. Coimbra: [s.n.], 1990: 309-322

Nota: Jacob Colom, impressor e cartógrafo, entrou no mercado de mapas durante a Era de Ouro da cartografia holandesa destacando-se entre os outros cartógrafos da época por fazer globos, produzindo três pares baseados no trabalho de Jodocus Hondius. Publicou De Vyerighe Colom (1632), ou A Coluna de Fogo, tendo sido traduzido para francês e inglês, em trinta e quatro edições.

Esta notícia foi publicada em 16 de Junho de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral, Mostra documental.