18 de Fevereiro de 2022
São Teotónio
Hoje, a Igreja Católica evoca o primeiro Santo português, São Teotónio. O concelho de Valença tornou o dia da sua morte em Feriado Municipal.
Um Sacerdote vê, brandindo a espadaContra Arronches, que toma, por vingança.De Leiria, que de antes foi tomadaPor quem por Mafamede enresta a lança:É Teotónio Prior. Mas vê cercadaSantarém, e verás a segurançaDa figura nos muros que, primeiraSubindo, ergueu das Quinas a bandeira.
Luís Vaz de Camões – Lusíadas, Canto VIII
Teotónio, filho de nobres Senhores do Alto Minho, nasceu no ano de 1082 no lugar de Tardinhade, freguesia de Ganfei, perto de Valença. Fundador dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho, foi, em conjunto com D. Telo, D. João Peculiar e D. Afonso Henriques, um dos principais fundadores do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Foi, ainda, Conselheiro e Diretor Espiritual de D. Afonso Henriques. O Papa Alexandre III canonizou-o um ano após a sua morte.
S. Teotónio faleceu em Coimbra, com oitenta anos, a 18 de Fevereiro de 1162, faz hoje 860 anos.
Os livros da paróquia de Ganfei estão disponíveis com o CÓDIGO DE REFERÊNCIA – PT/ADVCT/PRQ/PVLN08 – https://digitarq.advct.arquivos.pt